• Meia Maratona de Viana 2019 915
  • Volta A Paranhos Banner 900
  • maratona no parque 2018

25ª Maratona do Lisboa 2010 - Cronica Alexandre Caramez

Image

25ª Maratona do Lisboa

7 de Dezembro de 2010

 
(Crónica de Alexandre Caramez)

Image
 

"Fui, vi e diverti-me à brava!"

 
 
Saímos pela manhã de sábado para Lisboa, numa viagem cheia de expectativas de como seria a prova, estudo de estratégias e muita, mesmo muita diversão. O verdadeiro ambiente de relaxamento. No entanto, o melhor ainda estava para vir.

Num instante estavamos em Lisboa, a instalarmos nos respectivos "entro de estágio" (LOL), de seguida fomos levantar os dorsais, dar uma pequena volta à mini-expo/feira da prova, um pouco fraquinha.

Conheci pessoalmente, mais um amigo do FB, o António Manuel Fernandes, conhecido director da excelente e imprescindível Revista de Atletismo e corredor de bastantes maratonas que lançou nesta feira o seu livro "100 anos de Maratonas em Portugal" - livro que recomendo para quem gostar da modalidade e saber algumas histórias fantásticas, curiosidades e estatísticas bem interessantes.

 
Ainda houve tempo para o primeiro pequeno lanche de doces da região, que na feira proporcionavam e de juntar a equipa para um forte abraço e umas boas e divertidas; por maioria, de seguida fomos fazer o reconhecimento de parte do trajecto da prova, que no meu ponto de vista e do resto da equipa, é um pouco sinuoso, apesar de pouco acentuado, tornando a prova desafiante do ponto de vista físico, principalmente os últimos 7 km com uma inclinação constante de cerca de 1,5% (média).

Inicialmente, apreensivos em relação à temperatura e possíveis aguaceiros que acabaram por estar condições quase ideais não fosse o vento forte que se fazia sentir.

A noite foi agradável e super energética, uma MEGA PASTA PARTY VEGETARIANA com a colaboração de todos foi o ponto alto de Sábado, digo eu a repetir, com ou sem prova! :)

Domingo, estavamos reunidos na partida, é SEMPRE A INSPIRAR e partimos...

A Raquel que, para quem foi lá fazer a prova por fazer e sem expectativas, sem um belo 6º lugar feminino e 1º lugar no escalão - no seu melhor para variar, uma verdadeira campeã! Sem palavras, nem comentário, com lhe disse desde que a conheço és uma ATLETA DE ELITE, mais uma vez o provaste isso.

A Isabel, o Pedro, o Mário que iriam completar a sua primeira maratona, com o único objectivo de terminar e o qual fizeram com todo o mérito e valor.

E o José E. Santo, lá se deslocou para o local, bastante confiante para mais uma prova de preparação para sua primeira Maratona (que será em Sevilha), admiravelmente continua num percurso fantástico de progressão e partirá para a segunda fase de preparação (firmar o endurance, aumentar o ritmo/cadência de passo).

Inicialmente, ainda andei para atrás e para a frente motivando estes valentes atletas no percurso, até que tive de decidir acompanhar um atleta só, o Pedro, pois estava confiante na dupla Isabel/Mário que tinham treinado frequentemente em conjunto e fizeram a Maratona motivando-se um ao outro. Desta vez não efectuei 68km, apenas 43,5km pois a partir de um certo momento a distância que teria de percorrer para trás e para a frente dificultaria ou comprometeria a intenção da minha prova.

Acompanhei o Pedro e foi magnífico a maneira como resignificavamos as adversidades e desafios da mãe natureza, que tentava-nos ,dar sempre a volta (sem sucesso, hehehe); tivemos de optar por andar umas 5 a 6 vezes para recuperar (e confesso que 2 delas por minha causa) - posso afirmar Hoje, que a maratona, no meu ponto de vista, é acessível com um treino suficiente adequado, no entanto transforma-se num desafio mental para tempos superiores a 3h00 - sim, pois já efectuei esta prova com diversos tempos, inclusive tenho o recorde recente de 2h55 e posso testemunhar o que digo. Observei vários comportamentos de persistência, congruência e capacidade de ultrapassar desafios nos meus fantásticos atletas e alguns amigos dos Portorunners que também participavam na prova como: o persistente (e sempre presente nesta provas) Luís Pires, o ultra João Oliveira e o fantástico Paulo Lima.

Sinceramente, e comentei com o Pedro no fim da prova, quando retiravamos o chip, disse-lhe que provas naquele ritmo "arrasam-me" no entanto foi das provas de maior preenchimento que efectuei até hoje; já ajudei, e continuo ajudar, atletas em provas de 10km, meias maratonas, agora maratona foi a primeira vez (uffff....) - não posso dizer nunca no entanto evitarei ou então por favor venham ao meu ritmo; ver a alegria, a miscelânea de emoções e sentimentos de objectivo cumprido deixou-me muito alegre e quase por magia desapareceram as dores, não o cansaço, lembro-me de, também, dizer ao Pedro: "Eh pá, gostava de ir ter com a Isabel e o Mário, não consigo!"; aguardei pela chegada deles e festejamos efusivamente.
Fiz a prova sempre acompanhado o Pedro com o mesmo tempo que ele! Venha a próxima... Sevilha, cá vamos (2h40/45).

Foi muito bom o apoio de várias pessoas desconhecidas ao longo da prova, do acompanhamento do Miguel durante alguns metros, que treinava junto à margem do rio Tejo, a família Vieira (Mia, Ana, Liv, Erik e grande Isak) a meio e no fim da prova, a família Caetano (Sandra, Zoe e Jasmin) e sua hospitalidade maravilhosa, o apoio dos Portorunners por que passaram por nós...

Saldo totalmente positivo: um fantástico 1º lugar da Raquel em 3h28m45s, um prova de meia maratona "de montanha" (LOL) efectuada pelo Zé em 2h27m38s, as fantásticas 4h47m28s do Pedro e o tempos colossais e maravilhosos de 5h13m4s da Isabel e do Mário. Como costume a dizer "Impossible is nothing", ou apenas algo que ainda alguém ainda não fez ou concretizou.

Como já partilhei e citando o José Mourinho: "Os meus atletas são os melhores do Mundo" e eu acredito neles e todo o seu potencial!

O meu compromisso: próxima grande aventura - missão Sevilha!

Resumo:

Meia Maratona
1161     3125 - JOSÉ E SANTO 43º                 - PORTORUNNERS      02:27:38
Maratona
205      0277 - RAQUEL GUIMARÃES  38º(1ºEscalao) - TERRORES ASFALTO 03:28:45



966 0278 - ALEXANDRE CARAMEZ 350º - PORTORUNNERS 04:47:28
967 1434 - PEDRO VIEIRA 351º - INDIVIDUAL 04:47:28
1057 1442 - ISABEL MARTINS 27º - INDIVIDUAL 05:13:04


1058 1443 - MÁRIO CAETANO 381º - INDIVIDUAL 05:13:04

Abreijos

Alexandre Caramez

Comentários  

# Nota de correcçãoAlexandre Caramez 14-02-2011 15:11
Desde esta data até à preparação da maratona de Sevilha o objectivo foi redefinido para as 3h15, cumpridas na integra! :) Obrigado a todos pelo vosso apoio.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar