• meia maratona do porto 2021 banner
  • maratona do porto 2021 banner
  • maratona de ny 2019 915

6ª Maratona do Porto - Alexandre Caramez

Image

 

6ª Maratona do Porto

 

(Crónica de Alexandre Caramez)

 

Image

 

 

Pretensão, o meu erro !

 

Desde já peço perdão aos colegas do Porto Runners, por não os ter escutado devidamente e muitas vezes !

 

A minha época passada, pois é a partir da Maratona do Porto que começo a nova época, tinha um propósito fazer deixar o atletismo de manutenção para competição e tive de apertar bem os atacadores e partir para um novo capítulo. Para alguns que já me conhecem melhor, venho de uma depressão grave que inclusive me impediu, ou melhor fui proibido pelo psiquiatra de sequer correr, logo teve mesmo de ser passo gigante na minha evolução desportiva.

 

Comecei com a S. Silvestre de Gaia e logo a seguir a do Porto. Veio a Meia de Viana do Castelo e a coisa não ia lá muito bem...

 

Mas foi em 2 de Maio de 2009 que conheci a minha grande treinadora, a linda e fantástica Raquel Vieira, desportista, ex-atleta de alta competição. Conversa puxa conversa e propôs-se treinar-me, aceitei de imediato – não ia perder mesmo nada e vinha mesmo a calhar !!!

 

Aqui veio a verdadeira evolução mas com ela a dureza do que é treinar a sério e depois os verdadeiros objectivos a atingir.

 

Fazer os 10 Km abaixo dos 35 min (ainda não atingi !), a Meia abaixo da 1h 20m (ainda não atingi !) e apontar todo o treino para fazer a Maratona do Porto de 2009 em 2h 30m-45m (ainda não atingi, que repetitivo !). E logo na primeira !

 

Erro número 1 – o medo de não conseguir !


Tudo começou muito devagar sem rumo, pois não sabia /e ainda não sei bem treinar – penso que demora uma vida, pois diz-se: “estamos sempre a aprender...”

 

 

Erro número 2 – a minha falta de humildade !


Treinador é treinador. Tenho de escutá-la e fazer o que diz, sem discutir. Pensar que se sabe mais do que ela foi errado. Perdoa-me Raquel, falhei, mas aprendi !

 

 

Erro número 3 – a pretensão !


Ir para uma prova, mesmo escutando a treinadora que tenho de fazer isto ou aquilo e que a estratégia é esta, achar que sou melhor que os outros e depois vê se os resultados.

 

Erro número 4 – o meu ego !


Não escutar a vossa experiência e achar que sou diferente.
Que triste e embaraçado me sinto de vos testemunhar isto.
Mas como estou a aprender, e é a falhar que aprende muito, logo é bom ! Tentarei estar mais atento.

 

 

Não queria mencionar nomes, pois tantos de vocês me conhecem pelo nome e eu nem os vossos conheço. Mas agradeço todo o vosso apoio, acima de tudo não fossem muitos de vós a Maratona tinha sido uma valente seca.

 

Veloso, Conceição, Carlos, Luís, Geraldino, Mesquita, Mark (meu grande amigo, irmão e eterno e saudável rival),Telmo, Susana, Rui, Fernando, Jorge, vocês são uma inspiração para mim e todos os outros que prometo ir conhecendo melhor e decorar os nomes. Cada vez somos mais, mas também fiz agora um ano que pertenço ao clube, dêem-me tempo !

 

Queria agradecer alguns mentores extra PR que muito devo: o Ângelo, o Pinto Soares, o Jorge Teixeira, o Fernando, a Ana e tantos outros.

 

Quero agradecer também aos meus amigos que acham que sou louco e descompensado como a Emília, as minhas primas Susana e Sílvia, Kustas, Lígia, Sónia, Nelson, Marta, Susana, Cátia...

 

Por fim os meus fãs numero um, a quem dedico todas as minhas provas: Deus e os meus fantásticos Pais.

 

Pois é, finalmente e resumindo, foi o passeio mais espectacular na cidade mais linda do Mundo. E foi a prova onde provoquei o maior prejuízo à organização: 18 meias bananas, 9 cubos de marmelada, 2 punhados de passas (que nem gosto !), 9 garrafas de água, 3 garrafas isotónicas e ainda as minhas 8 pastilhas vitamínicas (acho que ninguém come tanto numa prova !).

 

Nunca tanta gente passou por mim, mas foi motivante ver-vos passar, a camaradagem de ciclistas do clube a acompanhar e ajudar portugueses e estrangeiros que queriam desistir que nem sei se desistiram, mas fizeram o melhor por continuarem !

 

Para terminar, tempo oficial: 3h47 foi, e “foi”/é este o meu record da Maratona. Venha a próxima...

 

Obrigado por me deixarem fazer esta partilha.


Vocês são fantásticos !