• Meia Maratona de Viana 2019 915
  • Volta A Paranhos Banner 900
  • maratona no parque 2018

Isostar Desert Marathon 2011 - Crónica de Telmo Veloso

Image  

Susana e Telmo vencem a Isostar Desert Marathon

(crónica de Telmo Veloso)

16 de julho de 2011

 

No dia de Aniversário do Porto Runners (16 de julho) disputou-se no Deserto dos Monegros, região de Aragão, a Isostar Desert Marathon (IDM) na distância de 112 km. A IDM foi a primeira ultra-maratona desértica realizada na europa, tendo sido em regime de semi-autossuficiência (só forneceram líquidos de 13 em 13 kms). A peculiar orografia e climatologia, com temperaturas a rondar os 40º C, recriaram condições semelhantes às do Deserto do Sahara onde se realiza a conceituada Marathon des Sables, que serviu de inspiração para esta prova. O 1º prémio era, por esse motivo, a inscrição na Marathon des Sables para o 1º homem e 1ª mulher.

 

A distância em conjugação com o calor (a IDM iniciou-se ao meio dia com 37 graus) deu origem a um desafio muito duro e difícil de superar. Prova disto foi o elevado número de desistências, dos 122 atletas que iniciaram a IDM apenas 61 cruzaram a linha de meta.

 

Image   Image

 

 

Nos homens a tarefa adivinhava-se extremamente difícil. Iniciei a IDM a um ritmo moderado, assumindo sozinho o 4º lugar. Aos poucos ultrapassei o 3º e o 2º classificado. Ao km 40 encontrei, para meu espanto, o 1º classificado, Miquel Capó (6º nos mundiais de 100km e vencedor de várias maratonas e trails entre os quais a última edição dos 101kms de Ronda). O atleta de Maiorca estava em claras dificuldades por causa do calor e já ia a caminhar. Tentei anima-lo e decidi seguir com ele até ao posto de abastecimento seguinte. Miquel Capó, depois de beber água, voltou a recuperar e afastou-se de mim mas, passados alguns kms, voltei a ultrapassá-lo. No posto de abastecimento seguinte esperei novamente por ele e resolvemos, a partir desse momento, seguirmos sempre juntos. Várias vezes fui a passo porque ele estava com dores. Aos 101 kms, com o cair da noite, o espanhol sentiu-se mais fresco e acelerou deixando-me para trás, no entanto antes de cortar a meta sentou-se e esperou que eu chegasse para me deixar vencer. Foi uma demonstração de Fair-play que todos os presentes elogiaram e aplaudiram com entusiasmo. Ele reconheceu no final que “se não fosse o ânimo e companhia do Telmo na altura mais crítica da prova eu teria desistido, não podia cortar a meta à frente dele”.

 

Image

 

Esta ultra-maratona mostrou que o desporto não se resume a ganhar ou perder, eu assumi essa postura quando decidi ajuda-lo apesar de saber que ele era um superatleta impossível de acompanhar se conseguisse recuperar fisicamente (como constatei na parte final). Ele demostrou que os campeões não se mede só pelos resultados!!!

 

Image

 

Cortei a meta com 11h15 e foi a vitória mais importante de toda a minha vida desportiva!Entre as mulheres a Susana começou a um ritmo confortável e deixou as adversárias assumirem a liderança. A partir do km 26 passou para o primeiro lugar e obteve a vitória em 13h27, sendo 8ª da geral!!! A Susana deverá ter sido o único atleta em prova que não caminhou em qualquer parte. Os jornais espanhóis no dia seguinte resumem a forma física da Susana: “tinha as pernas tão frescas quando cortou a meta que nem parecia que tinha corrida 112kms.”

 

Image

 

No final a emoção foi grande. Eramos os únicos portugueses e conseguimos uma inimaginável dupla vitória que nos garantiu a inscrição na Marathon des Sables 2012 para os dois, um sonho que tínhamos há vários anos.

 

Image

Comentários  

# Os verdadeiros CAMPEÕES!Luis Sousa Pires 05-08-2011 09:11
Parabéns aos dois, pela excelente prova realizada e pelo exemplo que são para todos nós. Tenho acompanhado o vosso percurso desportivo e é com imensa satisfação que recebo as notícias dos vossos sucessivos exitos. O prémio da inscrição nessa prova mítica da "Marathon des Sables" é merecido, pela vossa dedicação e entusiasmo, e vai ser, sem dúvida, um ponto alto (mais um!) nas vossas carreiras desportivas.
Responder | Responder com citação | Citar
# Muito bom - Duplo parabénsAlexandre Caramez 05-08-2011 09:45
Estou sem palavras para tamanha façanha! Parabéns Susana e Telmo por mais uma fantástica inspiração, estou certo que a Marathon des Sables vai ser mais um ponto alto na vossa carreira. E Telmo, muito, muito bom, é verdade os campeões por vezes não são só os que cortam a meta e sim aqueles que levam outros de novo ao caminho. Muito grato pela vossa partilha! :)
Responder | Responder com citação | Citar
# Parabéns!Rui Pinho 05-08-2011 11:58
Parabéns Telmo, não só pela vitoria, mas também pelo desportivismo que demonstraste e que contagiou o teu companheiro de prova. Parabéns também à Susana e obrigado aos dois pela inspiração que são para todos nós. Às vezes até custa a acreditar como somos capazes de superar os maiores desafios que se nos deparam. Na "Marathon des Sables", com essa entrega e capacidade vocês vão passar o nome da dupla para "Sucessos a dois".
Responder | Responder com citação | Citar
# Casal MarabilhaVitor Dias 05-08-2011 14:37
Não há palavras para descrever estes dois. Não apenas pelos feitos desportivos mas pela forma de estar na vida. Somos uns privilegiados por vos termos por perto e por nos servirem de inspiração. Espero que assim continuem e que o vosso próximo passo seja apenas mais um nesta caminhada da vida. Que os adereços que ides colocar nos dedos não vos pese nesta vossa fantástica caminhada. Muitas felicidades. bj e abc. Vitor Dias
Responder | Responder com citação | Citar
# Parabéns CampeõesVasco Batista 05-08-2011 22:51
Parabéns aos dois por mais esta grande Vitória. Vocês são um grande exemplo para todos nós, "os rookies". Votos de muitas felicidades para a Famosa "Marathon des Sables".
Responder | Responder com citação | Citar
# Rui Amaral Mendes 06-08-2011 13:49
Parabéns a ambos por mais uma magnífica prestação. Julgo que nada do que eu possa escrever fará justiça ao feito alcançado. Espero que assim continuem por muito tempo...
Responder | Responder com citação | Citar
# Que venha ela "Marathon des Sables"Alexandre Ferreira 07-08-2011 00:23
Sem duvida que voçês são uns campeões que nos fazem a todos encher o peito de orgulho. Ainda me lembro dos primeiros dias que o Telmo apareceu no Porto Runners cheio de vontade de correr "depressa",com a sua humildade depresssa percebeu que recebendo os conselhos dos mais velhos e experientes poderia ir mais longe, a verdade é a que hoje se vê. Já a Susana foi sempre mais moderada, no entanto depressa chegou ao top das melhores. Apesar de já ter conhecimento desta vossa última faceta, pois estamos sempre ao corrente das vossas façanhas através do pai Veloso (babado). não queria deixar de vos dar os parabéns e um forte incentivo para o próximo desafio. Abreijos, Alexandre Ferreira
Responder | Responder com citação | Citar
# Parabéns Casal "Iron Man"Joaquim Nogueira 21-08-2011 18:20
Telmo e Suzana Desculpem não vos ter felicitado no "Free Running com Carlos Sá", mas desconhecia este vosso feito, e com a exemplar postura de altruismo demonstrada pelo Telmo. Parabéns por terem garantido a inscrição na Maratona de Sables, e sobretudo por se conquistarem para o compromisso a dois. Muitas felicidades Joaquim Nogueira
Responder | Responder com citação | Citar
# ULTRA-CampeõesPedro Pinto 25-08-2011 17:03
Muitos Parabens aos Ultra-Campeões! Exemplo e inspiração para todos nós (mais ainda para os que começam)! O Sahara é o prémio mais do que merecido ...Boa sorte! Muitas Felicidades Pedro Pinto
Responder | Responder com citação | Citar
# Guest 26-08-2011 16:18
Palavras para quê?? vocês são o melhor que há em Portugal,com muito orgulho. Muitos, muitos, muitos, parabéns Susana e Telmo. A.Mesquita
Responder | Responder com citação | Citar
# ULTRA CAMPEÕESRui Campos 30-08-2011 12:07
É com grande alegria e satifação que li a crónica e se reconhece neste casal uns campeões de verdade, onde impera a excelente forma física, o espirito de sacrificio, dedicação e entrega a esta causa que é o Trail Running. São um exemplo e inspiração para todos nós. Desejo-Vos os maiores sucessos na preparação da Marathon de sables e tenho a certeza que vão alcançar uma excelente classificação nesta dura prova.
Responder | Responder com citação | Citar
# AgradecimentoTelmo Veloso 27-09-2011 09:54
Em meu nome e e da Susana quero agradecer as vossas palavras simpáticas. É sempre bom saber que existem amigos que nos querem bem e que torcem por nós. Como nota final gostava de vos dizer que ficmos amigos do Miquel Capo e que em Maiorca a atitude dele em me deixar ganhar foi muito falada e um empresário resolveu oferecer-lhe a inscrição para a Marathon des Sables. Afinal o fair play compensa...
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar