• Meia Maratona de Viana 2019 915
  • Volta A Paranhos Banner 900
  • maratona no parque 2018

Meia Maratona de Ovar 2011 - Alexandre Caramez

Meia Maratona de Ovar 2011

(Crónica de Alexandre Caramez)

 

 

A minha crónica da Meia Maratona de Ovar é ligeiramente diferente do habitual.

 

Já é do conhecimento de muito de vocês que à cerca de 7 meses iniciei uma nova etapa na nossa apaixonante modalidade que é o atletismo. Após um período de conversação com o Prof. Ascensão, este concedeu-me o privilégio de treinar com o seu grupo de trabalho, no qual se destaca a nossa grande atleta e maratonista Marisa Barros.

 

Neste tão curto período de treinos, tenho descoberto a cada dia que passa todo um novo mundo sobre o que é correr, como correr, porque correr e o que é correr numa vertente mais competitiva.

 

Inicialmente, e sem exageros, primeiro tive de desaprender a correr, por incrível que pareça. Passo a passo, devido ao espírito de grupo de fantásticos atletas, com que comecei a relacionar-me, re-aprendi a correr correctamente - a correr mais relaxado, com a passada correcta e económica, mais veloz, num ritmo mais certo, mais alegre, mais concentrado...

 

Deixo-vos um dos grandes segredos da corrida perfeita, que cada vez estou mais certo que se aplica a outras áreas da Vida, é nos pormenores/detalhes que está a "magia", ou neste caso o poder de alcançar os "sonhos" que qualquer um de nós tem e persegue - seja correr uma maratona por prazer, seja uma competir para tempos formidáveis.


Da passada à respiração, da alimentação ao descanso, do pensamento à acção tudo é trabalhado e de uma forma incrível, inspiradora e acessível.


A minha gratidão a todos vós que de um modo ou outro me inspiram a ser mais e melhor, é um orgulho correr com a camisola do nosso grandioso clube PORTORUNNERS.


A Meia Maratona de Ovar foi já fruto de bastante treino e trabalho, consciente de que ainda tenho muito para aprender. E vou aprender!


Os dois dias antes da prova foram, pela primeira vez, ligeiramente conturbados, esta seria a minha primeira prova mais séria desde que iniciei a treinar neste nível em Março. Cheguei a sonhar com a prova e estar muito ansioso, no entanto até isto foi uma boa oportunidade para uma bela aprendizagem, as provas devem ser encaradas como uma alegria, como que a seriedade de uma brincadeira, onde a paixão que nos move neste desporto tem de vir ao de cima: correr com alegria e prazer, mesmo que se vá a 3'28/km de média e esteja, quem sabe um dia, correr lado a lado com os melhores do mundo.


Aqui o Professor Ascensão fez mais um óptimo trabalho e no dia da prova sentia-me calmo, tranquilo, consciente do trabalho feito. Apenas teria de seguir a estratégia definida pelo treinador, sendo que apenas se tivesse de provar alguma coisa a alguém seria a ele e o seu desejo é que eu desfrutasse da corrida. O resto foi aquilo a que assistiram, saí controlando o ritmo para que na entrada do circuito exterior avançasse com consistência. Ainda sinto que posso melhorar nos ritmos fortes, nas investidas em momentos cruciais das provas (ainda que cada prova tenha o seu segredo, especificidade e mais uma vez o Professor conhece onde se pode recuperar, onde se deve atacar, onde se deve manter e outras tantas situações individuais e especificas de cada prova).


Há quem diga que eu brinco com a expressão: "foi um belo treino" - digo-o pois, como diz o meu treinador, o melhor treino é uma boa prova - e esta foi mais um bom marco na minha carreira de atleta e super treino.


Foi gratificante o apoio de vós, do público e de levar no pensamento a força e vontade de fazer uma boa corrida. Resultado, conclui os 21,095 Km em 1:14:24, retirando quase 6 minutos ao meu anterior PB. Este resultado é a minha homenagem ao nosso grande amigo e companheiro José Teixeira.


Existe um sonho que persigo, por isso ainda muitos treinos e belas provas tenho pela frente, e se Deus quiser com a camisola do nosso clube!


Grato pelo vosso suporte dia-a-dia nos treinos, nos fugaz encontros, nas trocas de conversas e ideias.


Vamos-nos vendo por aí...


Um forte abraço desportivo a todos os PORTORUNNERS"




Um grande abraço para ti, que levo em pensamento muitas vezes nos treinos e provas as tuas palavras de conforto e sabedoria.


Alexandre Caramez
"A excelência não é um objectivo, é o caminho..."

 

Comentários  

# Guest 18-10-2011 14:30
companheiro fico orgulhoso das tuas conquistas confesso que quando tudo começou nao pensei que chegasses tao longe e onde ainda vais chegar mas tou a acompanhar todo o teu caminho tou longe mas nao deixo de acompanhar todos os teus momentos de gloria tou sempre contigo IRMAO. como disse alguem no passado: "HONRA AQUELES QUE TEM ASAS AOS PES" ANGELO MENEZES
Responder | Responder com citação | Citar
# Parabéns !Geraldino Silva 18-10-2011 14:53
Olá Alexandre, Boa tarde ! Apesar de já te ter pessoalmente felicitado, não quero deixar de expressar publicamente no site do clube Porto Runners que tu tanto prezas e dignificas, os meus sinceros PARABÉNS pela tua óptima prova de OVAR e registo de uma extraordinária marca já num patamar de nível profissional bem como o enorme progresso registado em tão pouco tempo de treino mais diferenciado ! Sabes bem que fiquei quase ou tão contente como tu pela excelente prova conseguida no passado 5 de Out`2011 em Ovar, em que consegues retirar na 1/2 pràticamente 6 min a um tempo já de si muito bom ! Era algo que há muito acreditava que fosses capaz de o fazer um dia, só que conseguiste superar em tão pouco tempo as minhas melhores expectativas, e seguramente tens ainda à tua frente uma enorme margem de progressão, basta para isso olhar para o teu semblante de folga e concentração na foto acima que regista em Ovar um tempo de um "profissional" dotado para o atletismo ! E mais seguro estou disso pelas palavras que na tua crónica foste capaz de sintetizar e transmitir a todos como sendo responsáveis pelo teu novo percurso e sucesso, desde a capacidade e humildade de querer e ser capaz de reaprender a correr, com tudo o que isso obriga e exige nas técnicas e novas formas de estar e encarar o treino, totalmente aberto a saber ouvir e incorporar em si outros ensinamentos de pessoas conhecedoras e experientes no mundo do atletismo, como é o caso do Prof Ascensão e de outros(as) colegas atletas por ele treinados, nomeadamente a n/ Marisa Barros ! Com a humildade e simplicidade que bem te caracterizam, aliados à enorme vontade de progredir, rigor, disciplina, dedicação, aplicação, e determinação em treino, e com uma força mental substancialmente mais calma, segura e muito mais madura que hoje fàcilmente consegues exteriorizar, não tenho quaisquer dúvidas em afirmar que vais progredir bastante mais e num espaço de tempo não muito longo, pois que, para além das tuas qualidades atléticas e pessoais, sabes bem que tens e vais continuar a ter à tua volta , um grande número de energias positivas de muitos e bons colegas do Porto Runners que contigo convivem, e que só te desejam o melhor ! Mais uma vez os m/ PARABÉNS ! Geraldino Silva
Responder | Responder com citação | Citar
# :)Alexandre Caramez 18-10-2011 16:08
Grande abraço ao meu Amigo e 1º treinador. Sem ti, estou certo que não estaria aqui. Aquele abraço de saudades
Responder | Responder com citação | Citar
# Gratidão é o que tenho para te oferecerAlexandre Caramez 18-10-2011 16:12
Compreendes bem quando te mandei o email no meu dia de aniversário sobre a importância que tens na minha caminhada de Vida como atleta e acima de tudo como pessoa. Um enorme abraço de gratidão Alexandre Caramez
Responder | Responder com citação | Citar
# Absolutamente incrivelAntónio Basaloco 22-10-2011 11:06
Viva Alexandre Não te conheço pessoalmente mas tenho seguido as tuas provas ora através deste site ou através da aplicação endomondo. És para mim uma fonte de inspiração, vibro com os teus resultados que como já disseram anteriormente estão já num patamar profissional, é incrivel ver esta progressão retirada do trabalho que tens efectuado só ao alcance dos melhores. Dou-te os meus Parabéns e continua assim pois acredito que concretizes o teu sonho com essa camisola e quem sabe na nossa terra: PORTO. Era ouro sobre azul. lol... Um grande Abraço Alexandre António Basaloco
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar