Meia Maratona de Ovar 2011 - Alexandre Caramez
Meia Maratona de Ovar 2011
(Crónica de Alexandre Caramez)
A minha crónica da Meia Maratona de Ovar é ligeiramente diferente do habitual.
Já é do conhecimento de muito de vocês que à cerca de 7 meses iniciei uma nova etapa na nossa apaixonante modalidade que é o atletismo. Após um período de conversação com o Prof. Ascensão, este concedeu-me o privilégio de treinar com o seu grupo de trabalho, no qual se destaca a nossa grande atleta e maratonista Marisa Barros.
Neste tão curto período de treinos, tenho descoberto a cada dia que passa todo um novo mundo sobre o que é correr, como correr, porque correr e o que é correr numa vertente mais competitiva.
Inicialmente, e sem exageros, primeiro tive de desaprender a correr, por incrível que pareça. Passo a passo, devido ao espírito de grupo de fantásticos atletas, com que comecei a relacionar-me, re-aprendi a correr correctamente - a correr mais relaxado, com a passada correcta e económica, mais veloz, num ritmo mais certo, mais alegre, mais concentrado...
Deixo-vos um dos grandes segredos da corrida perfeita, que cada vez estou mais certo que se aplica a outras áreas da Vida, é nos pormenores/detalhes que está a "magia", ou neste caso o poder de alcançar os "sonhos" que qualquer um de nós tem e persegue - seja correr uma maratona por prazer, seja uma competir para tempos formidáveis.
Da passada à respiração, da alimentação ao descanso, do pensamento à acção tudo é trabalhado e de uma forma incrível, inspiradora e acessível.
A minha gratidão a todos vós que de um modo ou outro me inspiram a ser mais e melhor, é um orgulho correr com a camisola do nosso grandioso clube PORTORUNNERS.
A Meia Maratona de Ovar foi já fruto de bastante treino e trabalho, consciente de que ainda tenho muito para aprender. E vou aprender!
Os dois dias antes da prova foram, pela primeira vez, ligeiramente conturbados, esta seria a minha primeira prova mais séria desde que iniciei a treinar neste nível em Março. Cheguei a sonhar com a prova e estar muito ansioso, no entanto até isto foi uma boa oportunidade para uma bela aprendizagem, as provas devem ser encaradas como uma alegria, como que a seriedade de uma brincadeira, onde a paixão que nos move neste desporto tem de vir ao de cima: correr com alegria e prazer, mesmo que se vá a 3'28/km de média e esteja, quem sabe um dia, correr lado a lado com os melhores do mundo.
Aqui o Professor Ascensão fez mais um óptimo trabalho e no dia da prova sentia-me calmo, tranquilo, consciente do trabalho feito. Apenas teria de seguir a estratégia definida pelo treinador, sendo que apenas se tivesse de provar alguma coisa a alguém seria a ele e o seu desejo é que eu desfrutasse da corrida. O resto foi aquilo a que assistiram, saí controlando o ritmo para que na entrada do circuito exterior avançasse com consistência. Ainda sinto que posso melhorar nos ritmos fortes, nas investidas em momentos cruciais das provas (ainda que cada prova tenha o seu segredo, especificidade e mais uma vez o Professor conhece onde se pode recuperar, onde se deve atacar, onde se deve manter e outras tantas situações individuais e especificas de cada prova).
Há quem diga que eu brinco com a expressão: "foi um belo treino" - digo-o pois, como diz o meu treinador, o melhor treino é uma boa prova - e esta foi mais um bom marco na minha carreira de atleta e super treino.
Foi gratificante o apoio de vós, do público e de levar no pensamento a força e vontade de fazer uma boa corrida. Resultado, conclui os 21,095 Km em 1:14:24, retirando quase 6 minutos ao meu anterior PB. Este resultado é a minha homenagem ao nosso grande amigo e companheiro José Teixeira.
Existe um sonho que persigo, por isso ainda muitos treinos e belas provas tenho pela frente, e se Deus quiser com a camisola do nosso clube!
Grato pelo vosso suporte dia-a-dia nos treinos, nos fugaz encontros, nas trocas de conversas e ideias.
Vamos-nos vendo por aí...
Um forte abraço desportivo a todos os PORTORUNNERS"
Um grande abraço para ti, que levo em pensamento muitas vezes nos treinos e provas as tuas palavras de conforto e sabedoria.
Alexandre Caramez
"A excelência não é um objectivo, é o caminho..."