• meia maratona do porto 2021 banner
  • maratona do porto 2021 banner
  • maratona de ny 2019 915

MEIA MARATONA SPORT ZONE 2011 - RESULTADOS - CLASSIFICAÇÕES - FOTOS

MEIA MARATONA SPORTZONE 2011

18 de Setembro de 2011

RESULTADOS - CLASSIFICAÇÕES - FOTOS

 

Foram 100 os atletas do Porto Runners que terminaram a Meia Maratona da Sportzone 2011. Antes do início da prova foi prestado 1 minuto de silêncio em memória do sempre nosso companheiro de corrida José Teixeira. Todos levamos no coração o nosso grande amigo e corremos em sua memória. Só na prova principal tivemos uma centena de atletas a terminar a prova, a que devemos juntar mais duas dezenas de atletas do Porto Runners que participaram na caminhada. Muitos regressos, muitas caras novas, todos juntos fizemos a festa do desporto e mostramos a união da nossa grandiosa família.

 

O eritreu Zersenay Tadese venceu e bateu o record da prova com 59m30s. Parabéns para a organização da prova, esteve simplesmente irrepreensível.

 

Sabendo que o mais importante da prova foi a prática do exercício físico, o convívio e o prazer que isso dá a cada um de nós, divulgamos os resultados e as classificações dos nossos atletas.

 

Galicia Maxica Trail Adventure – Trail Sierra do Galiñeiro - Crónica Rui Campos

Galicia Maxica Trail Adventure – Trail Sierra do Galiñeiro

Crónica de Rui Campos

27 Agosto de 2011

 

 

Foi no Free-Running na Serra da Freita organizado pelo PortoRunners em 23 de Julho 2011 que tive conhecimento do Galicia Maxica Trail Adventure – Trail Sierra do Galiñeiro através da informação prestada pelo José Moutinho, confesso que depois daquele treino, bem puxado, não relevei, pois adorei a Serra mas o esforço físico estava para além da minha zona de conforto, ainda sonho com a subida para as eólicas…

Passadas umas semanas, mais precisamente no Free-Running com o Carlos Sá, lá estava o José Moutinho novamente a divulgar a prova do Galicia Maxica Trail Adventure – Trail Sierra do Galiñeiro, e entregou-me um folheto que eu guardei religiosamente no bolso do meu corta-vento, mas como a chuva era muita durante todo o percurso, no final apenas restou uma “papa de folheto”.

 

Crónica treino free Running - Serra da Freita - 23 de Julho de 2011

Image  

Corredores todo o terreno

(Crónica de Rui Pinho)

23 de julho de 2011

 

Eu, que achara a Corrida da Freita dura, mas que me tinha deixado um gosto especial pelo trail, acho agora que toda a corrida de montanha é dura mas deve ser apreciada. Foi o que fizemos hoje.

Há uns dias, quando fui informado da realização de um treino Free-Running na companhia do José Moutinho, grande impulsionador do trail em Portugal e um apaixonado pela Freita em particular, onde organiza a mais dura Ultra de montanha em Portugal, decidi na hora ir.

Organizados e distribuídos pelo menor número de carros possível, lá fomos chegando bem cedo ao Merujal. 9h da manhã, equipados a rigor, fomos em direcção ao Concelho vizinho de S.Pedro do Sul, rumo ao Parque de Campismo Retiro da Fraguinha, donde haveríamos de iniciar o treino Free Running, como o nome indica, sem competição, com liberdade de andamentos, mas, como referido pelo José Moutinho no briefing, onde todos se preocupam com todos.

Lá partimos, rumo à aventura, sem a pressão de uma prova, mas com andamento vivo.

Os primeiros dois quilómetros, em subida ligeira até aos 1026 m (tínhamos começado nos 920), fez-se por um terreno bastante acidentado e com muitos tojos, que nos picavam as pernas e atrasavam o andamento, já que as ultrapassagens não se verificavam. Os mais astutos tiveram de esperar mais uns quilómetros para dar asas à destreza. Já no alto, na garra, onde emborcam vários trilhos (cinco no total dão acesso àquele local, daí o nome), novo briefing do Moutinho para nos mostrar alguns dos locais de passagem da Ultra, num ponto magnífico, de onde se pode apreciar uma grande parte do Maciço da Gralheira.

Isostar Desert Marathon 2011 - Crónica de Telmo Veloso

Image  

Susana e Telmo vencem a Isostar Desert Marathon

(crónica de Telmo Veloso)

16 de julho de 2011

 

No dia de Aniversário do Porto Runners (16 de julho) disputou-se no Deserto dos Monegros, região de Aragão, a Isostar Desert Marathon (IDM) na distância de 112 km. A IDM foi a primeira ultra-maratona desértica realizada na europa, tendo sido em regime de semi-autossuficiência (só forneceram líquidos de 13 em 13 kms). A peculiar orografia e climatologia, com temperaturas a rondar os 40º C, recriaram condições semelhantes às do Deserto do Sahara onde se realiza a conceituada Marathon des Sables, que serviu de inspiração para esta prova. O 1º prémio era, por esse motivo, a inscrição na Marathon des Sables para o 1º homem e 1ª mulher.

 

A distância em conjugação com o calor (a IDM iniciou-se ao meio dia com 37 graus) deu origem a um desafio muito duro e difícil de superar. Prova disto foi o elevado número de desistências, dos 122 atletas que iniciaram a IDM apenas 61 cruzaram a linha de meta.

 

Image   Image

Ultra Trail Serra da Freita 2011 - Crónica Rui Pinho

Image

Ultra Trail Serra da Freita 2011

 (Crónica de Rui Pinho in Tripas e Nortadas )

 

Hoje, dia seguinte ao da prova, já recuperado da Frecha da Mizarela, ainda me doíam todos os músculos responsáveis por nos prestar suporte para subir um obstáculo. Não que tenha sido uma prova daquelas para que tenha treinado afincadamente, das que nos obrigam a longas semanas de planos com séries, rolamentos e técnicas de corrida, nada disso. Na Freita nada suplanta o querer.

 

8h da manhã, nevoeiro serrado, frio (o termómetro do carro indicava 12º) e eu a chegar ao ponto de onde já tinham partido os participantes da prova rainha, os 70 km que dão nome à dita, 4 horas antes. Saio do carro e rapidamente regresso. Chiça, faz frio! Em baixo, no meio do parque de campismo que serve de base à corrida, alguém se move com um saco-cama enrolado às costas, e eu ali, de t-shirt e calções, arrependido de não ter levado uma camisola térmica. Enfim, 2 horas de espera depois, junto-me ao João Meixedo, ao Vítor Dias e ao Vasco Batista, englobados no grosso do pelotão, juntos com os demais Porto Runners presentes,  depois da foto da praxe, e do tiro de partida, arrancámos para a dita.

 

VI Duatlo da Ribeira de Ovar - 2011

VI Duatlo da Ribeira de Ovar

09/07/2011

 

Image

 

 A Ribeira de Ovar voltou a receber (pelo 6.º ano consecutivo) o Duatlo, organizado pela associação local em colaboração com a Federação de Triatlo.

Esta prova, de promoção (e, como tal, diferente do que é habitual, quer em relação à organização quer em relação aos participantes), contou com a participação de cerca de 50 atletas (exclusivamente do Norte do país), entre os quais se encontravam 3 do Porto Runners (Hugo Gomes, Jorge Carneiro e Pedro Lopes).

A prova iniciou-se com 5 kms de corrida, divididos em 2 voltas, que incluíam uma passagem no pinhal e muitos metros por entre árvores e campos, num percurso agradável.

O percurso de ciclismo (4 voltas que totalizavam 16 kms) era acessível e, apesar do trânsito não estar cortado (estava apenas condicionado) não ocorreram problemas.

O último segmento (2,5 kms de corrida) consistia numa volta ao percurso do primeiro segmento.